Genealogia Paulistana

Luiz Gonzaga da Silva Leme (1852-1919)

Vol III-Pág. 90 a 136


Tit. Prados

(Parte 1)


Pág. 90

Foi progenitor desta família na capitania de S. Vicente e S. Paulo João do Prado, natural da praça de Olivença da província do Alentejo de Portugal, de nobreza aí muito conhecida, que veio nos princípios da povoação de S. Vicente com muitos outros nobres povoadores na companhia do donatário Martim Affonso de Sousa pelos anos de 1531.

Pág. 91

Casou-se nessa vila com Filippa Vicente f.ª de Pedro Vicente e de Maria de Faria naturais de Portugal, que foram também dos primeiros povoadores e que em 1554 eram lavradores de grandes canaviais e tinham parte no engenho de açúcar de S. Jorge dos Erasmos. Fez entradas no sertão onde conquistou muitos índios bravios e com eles se estabeleceu em S. Paulo onde serviu os cargos do governo, inclusive o de juiz ordinário em 1588 e 1592. Depois de fazer seu testamento, em 1594 resolveu-se a fazer nova entrada ao sertão para aumentar o numero de índios a seu serviço e efetivamente o fez, vindo a falecer em 1597 no arraial do capitão-mor João Pereira de Sousa Botafogo, e sua mulher faleceu em 1627 em S. Paulo. Do seu consórcio teve:

Cap. 1.º Izabel do Prado

Cap. 2.º Helena do Prado

Cap. 3.º Domingos do Prado

Cap. 4.º João do Prado

Cap. 5.º Catharina do Prado

Cap. 6.º Filippa Vicente do Prado

Cap. 7.º Maria do Prado

Cap. 8.º Martim do Prado

Cap. 9.º Pedro do Prado

Cap. 10.º Anna Maria do Prado

Cap. 11.º Clara do Prado
 
 

Cap. 1.º

Izabel do Prado natural de S. Vicente, casou-se com Paschoal Leite Furtado natural da ilha de Santa Maria dos Açores, f.º de Gonçalo Martins Leite e de Maria da Silva. Veio a S. Vicente em serviço da coroa em 1599 com dom Francisco de Sousa. Foi neto paterno de Jorge Furtado de Sousa, fidalgo da casa real e de Catharina Nunes Velho. A nobre ascendência de Paschoal Leite Furtado consta do brasão de armas passado em 1707 pelo rei de armas aos padres Gaspar de Andrade Columbreiro, e Francisco de Andrade(1).

____________________

(1) Por Jorge Furtado de Sousa foi Paschoal Leite Furtado bisneto de Ruy Martins Furtado e de Maria Martins, terneto de Martim Annes Furtado de Sousa, fidalgo da geração dos Furtados Correas e Sousas da Ilha da Madeira, e de Solanda Lopes, descendentes de honrados flamengos; por Maria Martins, terneto de João Gonçalves Botelho e de Izabel Dias da Costa, descendente dos Arrudas Costas;

Pág. 92

Faleceu Paschoal Leite com testamento em 1614 na sua fazenda do sitio dos Pinheiros e sua mulher Izabel do Prado em 1668 em S. Paulo. E teve os seguintes f.ºs:

1-1 Izabel do Prado § 1.º

1-2 Paschoal Leite Furtado § 2.º

1-3 Izabel do Prado § 3.º

1-4 Ursula Pedroso § 4.º

1-5 Potencia Leite § 5.º

1-6 Maria Leite § 6.º

1-7 Paschoa Leite § 7.º

1-8 João Leite Furtado § 8.º
 
 

§ 1.º

1-1 Izabel do Prado casou-se em 1635 em S. Paulo com Francisco Leal, natural da Ilha Terceira, f.º de Manoel Lopes Leal e de Catharina Neto. Sem geração.
 
 

§ 2.º

1-2 Paschoal Leite Furtado, em 1651, foi casado com Mecia da Cunha, de quem foi o 1.º marido, f.ª de Henrique da Cunha Gago, o moço, e de sua 1.ª mulher Maria de Freitas. Com geração em Cunhas Gagos.

____________________

por João Gonçalves, 4.º neto de Gonçalo Vaz Botelho, que com sua mulher e f.ªs foi povoar a ilha de S. Miguel em 1445 ou 1450, por ordem do Infante Dom Henrique; 5.º neto de Pedro Botelho, comendador-mor da ordem de Cristo, e de Isabel Annes de Buaco, que foi f.ª de Gonçalo Annes de Buaco. Reservamos o resto desta linha ascendente para o Tit. Arrudas Botelhos, onde vem completa. Por Catharina Nunes Velho foi Paschoal Leite Furtado bisneto de Fernão Vaz Pacheco (fidalgo de Vila Franca, f.º de Pedro Vaz Pacheco que de Portugal veio já casado a Vila Franca) e de lzabel Nunes Velho; por esta terneto de Nuno Velho de Mello e de Africa Annes (f.ª de Gonçalo Annes e de Simoa de Sá); por Nuno Velho, 4.º neto de Diogo Gonçalves Travassos, sepultado no convento da Batalha, e de Violante Cabral, irmã de frei Gonçalo Velho Cabral, comendador do castelo de Almoural, descobridor e donatário das ilhas de Santa Maria e de S. Miguel; 5.º neto de Martim Gonçalves Travassos e de Catharina Dias de Mello; por Violante Cabral, 5.º neto de Fernão Velho e de Maria Alvares Cabral (irmã de Luís Alvares Cabral casado com Constança Annes que foram bisavós, pela linha varonil, do almirante Pedro Alvares Cabral, o descobridor do Brasil); por Maria Alvares Cabral, 6.º de Alvaro Gil de Cabral, senhor e alcaide-mor de Belmonte (Doutor Gaspar Fructuoso-Saudades da Terra-e Pedro Taques, Tit. Arrudas, inédito).

Pág. 93

§ 3.º

1-3 Izabel do Prado, f.ª do Cap. 1.º, casou-se em 1640 em S. Paulo com Pedro Dias de Castilho f.º de Manoel Lourenço Valença e de Anna de Castilho, natural da vila da Victoria da capitania do Espirito Santo. Faleceu Pedro Dias de Castilho em 1675 com testamento em Parnaíba e teve (C. O. de S. Paulo) 2 f.ºs:

2-1 Anna Dias de Castilho casada com Pedro Lopes de Lima. Teve q. d.: 3-1 Manoel Dias de Castilho casado em 1688 em Sorocaba com Escholastica Coutinho f.ª de André Mendes Vidigal e de Antonia Coutinho. Tit. Domingues. 2-2 Maria de Jesus casada em 1676 em Parnaíba com Antonio Dias Diniz f.º de Domingos Dias Diniz e de Agostinha Rodrigues.
 
 
§ 4.º

1-4 Ursula Pedroso, f.ª do Cap. 1.º, foi 1.º casada com João Nunes da Silva, falecido em 1639 em S. Paulo; 2.ª vez com Alberto Sobrinho, natural de Santos, da família Annes, (cremos que foi viúvo de Joanna Lobo, dos quais foi f.ª Domingas Lobo casada 1.º com Francisco da Cunha e 2.ª vez com João Delgado de Escobar em 1640 em S. Paulo. Tit. Cunhas Gagos); 3.ª vez em 1643. em S. Paulo com João da Guerra Branco f.º de Francisco da Guerra e de Branca Dias Maciel. Teve:

Do 1.º marido 4 f.ºs:

2-1 Izabel Nunes da Silva casada em 1642 em S. Paulo com Estevão Ribeiro. f.º de Balthazar Ribeiro e de Margarida Cançada.

2-2 Antonio

2-3 João

2-4 Maria da Silva Leite, cremos que foi casada com João de Almeida Naves, natural da vila de Algodre bispado de Viseu, em 1715 com testamento em Parnaíba (C. O. de Parnaíba). Com geração.

Do 2.º marido o f.º único: 2-5 Alberto Sobrinho
Pág. 94

§ 5.º

1-5 Potencia Leite, f.ª do Cap. 1.º, foi casada com Antonio Rodrigues de Miranda(1), natural Lamego, pessoa, nobre irmão do cônego Manoel Vieira, da sé de Lamego, e de Diogo de Madureira, escrivão da relação do Porto, que todos foram sobrinhos de Clara de Miranda, casada com Diogo Perdigão da Costa. Faleceu Potencia Leite em 1689 e teve os 11 seguintes f.ºs (C. O. de S. Paulo):

2-1 Capitão João Leite de Miranda que foi casado com Anna da Silva Falcão, em 1686, em Parnaíba, (C. O. de Parnaíba) f.ª do capitão-mor governador Francisco da Fonseca Falcão(2) e de Maria da Silva. Faleceu João Leite de Miranda em 1715 em Parnaíba e teve (C. O. de S. Paulo) os 9 f.ºs seguintes: 3-1 Francisco da Fonseca Falcão casado em 1698 em Sorocaba, com Leonor Leme, viúva de Diogo Bueno, f.ª de Sebastião Paes de Barros e de Catharina Tavares de Miranda. Sem geração. Tit. Pedrosos Barros.

3-2 Pedro da Silva, casado com ...

3-3 Anna da Silva Leite de Miranda casou-se com Diogo das Neves Pires f.º de Antonio das Neves e de Messia Pires Rodrigues. Com geração no V. 2.º pág. 148.

3-4 Potencia Leite de Miranda, em 1752, casada com João de Camargo Pires, f.º de Miguel de Camargo Ortiz e de sua 1.ª mulher Maria Pires Rodrigues. Com geração no V.1.º pág. 318.

3-5 Margarida da Silva Leite casada com Antonio de Oliveira.

____________________

(1) Antonio Rodrigues de Miranda fez seu testamento em 1614, porém foi inventariado em 1637 em S. Paulo e teve 11 f.ºs (C. O. de S. Paulo).

(2) Capitão-mor Francisco da Fonseca Falcão, governador da Capitania de S. Vicente e S. Paulo, natural da freguesia de N. Senhora das Neves, termo da cidade de Ponta Delgada, casado em 1634 com Maria da Silva, em S. Paulo; ele f.º de Antonio Lopes da Fonseca e de Maria Alves; Maria da Silva foi f.ª de Pedro da Silva e de Luiza Sardinha, por esta neta de Affonso Sardinha, o 1.º descobridor de ouro no Brasil nos morros do Jaraguá, Vuturuna, e outros pelos anos de1590.

Pág. 95

3-6 Izabel da Silva, em 1710, foi a 1.ª mulher de João Dias da Silva, em 1726, f.º de Manoel Dias da Silva e de Catharina Rodrigues. Com geração no Vol. 2.º pág. 168.

3-7 Antonio Leite Falcão, falecido em 1694 (C. O. de S. Paulo) foi casado com Catharina de Siqueira e teve 2 f.ºs:

4-1 João

4-2 Matheus

3-8 Maria Leite de Miranda

3-9 Sebastiana da Silva

3-10 João Leite de Miranda

3-11 Clara de Miranda

2-2 Capitão Sebastião Leite de Miranda faleceu em 1710 e deixou um f.º natural, João Leite.

2-3 Capitão Paschoal Leite de Miranda, f.º do §5.º retro, foi casado com Anna Ribeiro f.ª de Sebastião Fernandes Correa e de Anna Ribeiro, n. m. do capitão Sebastião de Freitas e de Maria Pedroso. Tit. Freitas. Faleceu o capitão Paschoal Leite em 1689, e teve pelo seu inventário (C. O. de S. Paulo) os 8 seguintes f.ºs:

3-1 Francisco Leite Ribeiro, que foi casado com Maria de Cerqueira Paes, f.ª do capitão Diogo Gonçalves Moreira, falecido em 1700, e de Catharina de Miranda. Tit. Garcias Velhos. Faleceu o n.º 3-1 em 1726 e teve (C. O. de S. Paulo) os 10 f.ºs que seguem: 4-1 Francisco Leite Ribeiro que foi 1.º casado em 1734 em S. Paulo com Francisca Xavier da Fonseca f.ª de Manoel da Fonseca, de S. Vicente, e de Helena Dias de Siqueira; por esta neta de Garcia Rodrigues Paes Betimk e de Joanna Correa de Siqueira, em Tit. Tenorios; 2.ª vez casou-se com Maria Leite de Campos f.ª de João Antunes de Campos e de Maria de Arruda Leite, n. p. de Antonio Antunes Maciel e 1.ª mulher Anna de Campos, n. m. do capitão Pedro Dias Leite e de Antonia de Arruda. V.1.º pág. 152.

Teve da 1.ª mulher:

5-1 José Manoel da Fonseca Leite

5-2 Antonio Ribeiro Leite

Pág. 96

Da 2.ª mulher: 5-3 Lourenço Leite de Cerqueira

5-4 Tenente João Leite de Cerqueira

5-5 Bento Dias de Cerqueira Leite

5-6 Joaquim Leite de Cerqueira

5-7 Maria Leite de Cerqueira

5-8 Gertrudes Leite de Cerqueira

5-9 Anna Leite de Cerqueira

5-10 Custodia Leite de Cerqueira

5-11 Ignacia Leite de Cerqueira

5-1 José Manoel da Fonseca Leite, natural de Itu, f.º de Francisco Leite Ribeiro n.º 4-1 e 1.ª mulher, casou-se em 1772 em Itu com Josepha Maria de Góes f.ª do sargento-mor Antonio Pacheco da Silva e de Ignacia de Góes. Tit. Rodrigues Tenorios. Faleceu em 1785 e teve pelo seu inventário e testamento (C. P. de S. Paulo) os 6 f.ºs seguintes: 6-1 Tenente José Manoel da Fonseca, natural de Itu, casado em 1797 em Sorocaba com Anna Joaquina de Cerqueira f.º do sargento-mor Francisco Ribeiro de Moraes Pedroso e de Custodia Celia de Cerqueira. Tit. Laras. Faleceu em 1814 e teve pelo seu inventário em Itu (C. O. de Itu) 2 f.ºs: 7-1 Anna Ribeiro Leite casada em 1823 em Itu com Manoel Martins de Barros f.º do alferes Sebastião Homem de Mello e de Maria Martins Barros; por esta, neto do ajudante Domingos Soares de Barros, de Portugal, e de Mauricia Martins de Freitas, por esta, bisn. de Antonio Martins de Freitas, natural de Portugal, e de Maria de Lima Cardoso, por esta, terneto João Machado de Lima e de Rosa Cardoso Pimentel. Tit. Vaz Guedes.

7-2 José Manoel da Fonseca Leite, f.º de 6-1 supra, casou-se em 1825 em Itu com Gertrudes de Camargo Arruda f.ª de Reducindo de Camargo Penteado e de Antonia Gonçalves de Arruda Oliveira. V. 1.º pág. 262. Teve:

8-1 José Manoel da Fonseca Leite casado 1.º com Theresa de A. Prado f.ª do capitão José de Almeida Prado e de Escholastica de Almeida Leite, em Tit. Cunhas Gagos; 2.ª vez com Maria Brazilica. Sem geração desta, porém, teve da 1.ª 4 f.ºs:
Pág. 97

9-1 José Manoel da Fonseca, bacharel em direito, capitalista e proprietário, está casado com Escholastica de Aguiar Melchert f.ª de Adolpho Julio de Aguiar Melchert e de Escholastica Joaquina de Campos. Tit. Penteados. Com f.ª menor:

10-1 Mathilde Melchert da Fonseca 9-2 Jesuino casado com Lucinda Pedroso.

9-3 Escholastica casada com seu primo Joaquim Emygdio de Campos Bicudo.

9-4 Gertrudes casada com Guilherme Cotching, capitalista e agricultor. Com geração.

8-2 Anna, f.ª de 7-2 supra, faleceu solteira.

8-3 Maria, freira em Santa Theresa.

8-4 Francisca. solteira.

8-5 Genebra, falecida solteira.

8-6 Adelaide, solteira.

8-7 Joaquim Manoel da Fonseca casou-se 1.º com Escholastica f.ª do capitão José de Almeida Prado do n.º 8-1 supra; 2.ª vez com Rita Dias. Sem geração desta, porém teve da 1.ª mulher:

9-1 Maria Eufrozina da Fonseca casada com o doutor em medicina Bento Ferraz do Nascimento f.º de Joaquim Antonio do Nascimento e de Helena Maria de Sousa. Tit. Campos Cap. 7. § 1.º.

9-2 Luiz Gonzaga casado com Josephina de Toledo Lara.

8-8 Antonio Manoel da Fonseca Leite casado 1.º com Antonia de Paula Leite de Barros f.ª de Francisco de Paula Leite de Barros e de Leonor de Almeida Paes de Campos; 2.ª vez com Anna f.ª de José Martins de Mello. Teve:

Da 1.ª mulher:

9-1 Dr. José Manoel da Fonseca Barros, capitalista em S. Paulo, casado com Genebra de Aguiar Melchert, irmã de Escholastica do n.º 9-1 de 8-1.

Pág. 98

9-2 Dr. Francisco de Paula da Fonseca Barros, advogado em Ribeirão Preto em 1901.

9-3 Leonor da Fonseca casada com Antonio Leite de Almeida Prado f.º de outro de igual nome e de Anna Brandina. Tit. Cunhas Gagos.

9-4 Gertrudes da Fonseca casada 1.º com o major Antonio Polycarpo da Silveira Arruda; 2.ª vez com João Maciel de Almeida. Teve do 1.º um f.º:

10-1 Sebastião
8-9 Fernando, último f.º de 7-2, faleceu solteiro.
6-2 Maria Josepha de Cerqueira, f.ª de José Manoel da Fonseca Leite n.º 5-1, casou-se em 1797 em Itu com o capitão José Galvão da França f.º do sargento-mor do mesmo nome e de Maria Xavier de Barros (esta e seu f.º eram naturais de Parnaíba, e o sargento-mor natural de Guaratinguetá). Com geração adiante.

6-3 Antonio Pacheco da Fonseca, f.º de José Manoel Fonseca Leite n.º 5-1, foi casado com Gertrudes Angelica Rodrigues de Almeida f.ª do tenente Manoel Rodrigues Jordão e de Anna Eufrozina da Cunha. Com geração no V. 1.º pág. 212.

6-4 Anna

6-5 Francisca Xavier da Fonseca, f.ª de 5-1, casou-se em1797 em Itu com o tenente José Fiuza de Almeida, natural de Sorocaba, f.º do tenente-coronel Francisco Manoel Fiuza, natural de Portugal, e de Escholastica Maria de Almeida Paes; por esta neta do capitão-mor José de Almeida Leme e de Maria Egypciaca de Moura. V. 2.º pág. 335. Faleceu o tenente José Fiuza em Itu e teve 3 f.ºs que são:

7-1 Maria Eufrozina de Almeida, falecida solteira.

7-2 Anna de Almeida, falecida solteira em avançada idade.

7-3 Antonio Fiuza de Almeida casou-se com Rita Florencia de Almeida, viúva de João Damasceno Pacheco, f.ª do coronel José Florencio Barbosa e de Anna Joaquina do Amaral e Castro. Tit. Godoys Cap. 4.º §3.º, 2-2, 3-1, 4-9. Sem geração.

Pág. 99

6-6 Joaquim Manoel da Fonseca Pacheco, f.º de 5-1, casou-se em 1809 em Itu com lgnacia Joaquina de Almeida f.ª do capitão Antonio de Almeida Leme (ou Leite), de Sorocaba, e de Theresa Antonia de Góes Pacheco, de Itu. V. 2.º pág. 336. Teve os 6 f.ºs seguintes: 7-1 Major José Egydio da Fonseca, falecido solteiro.

7-2 Joaquim Manoel Pacheco da Fonseca que casou com Theresa Guilhermina de Almeida f.ª de Pedro Domingues Paes Leme (o Pedro de Almeida) e de Maria Joaquina de Almeida Barros. V. 2.º pág. 336. Teve:

8-1 Joaquim Manoel Pacheco da Fonseca casado 1.º com Dalmacia de Barros f.ª de Bento de Barros e de sua 1.ª mulher e sobrinha Maria Eliza Corrêa de Barros, em Tit. Penteados; 2.ª vez casou-se com Maria Soares Peres, natural de Portugal. Teve:

Da 1.ª f.ª única:

9-1 Dalmacia Da 2.ª: 9-2 Ophelia

9-3 Evelina

9-4 Maria

9-5 Joaquim

8-2 Amelia da Fonseca casada com Paulino de Lima, natural de Itu, residente em Itatiba onde tem sua fazenda, f.º de Luciano Francisco de Lima e de Gertrudes de Moraes, n. p. de João Francisco de Lima e de Maria Rosa, por ele, bisn. de Marcello Francisco de Lima e de lzabel Bicudo. Tit. Vaz Guedes, com geração.

8-3 Maria Candida da Fonseca casada com Coroliano de Lima, irmão de Paulino de Lima do n.º precedente. Com geração em Tit. Vaz Guedes.

8-4 Antonio Augusto da Fonseca Sobrinho, solteiro em 1895.

8-5 Vitalina, solteira.

8-6 Leobaldo da Fonseca, solteiro em 1901.

Pág. 100

7-3 Antonio Augusto da Fonseca, falecido em 1900, de inteligência cultivada pelo estudo e pelas viagens à Europa, colaborou em diversos jornais publicando artigos de grande merecimento sobre lavoura e outros assuntos. Foi autor da Biografia de Vultos Notáveis de Itu publicada na revista do Instit. Hist. e Geog. de S. Paulo. Foi casado com Anna Candida Pacheco e Silva, falecida em 1894 em S. Paulo, f.ª do guarda-mor Antonio Carlos Pacheco e Silva e de Anna Candida Pacheco do Amaral. Tit. Rodrigues Tenorios. Teve os seguintes: 8-1 Olympia casada com Carlos de Vasconcellos de Almeida Prado f.º do capitão Francisco de Almeida Prado e de sua 2.ª mulher Anna Joaquina de Vasconcellos. Com geração em Tit. Cunhas Gagos.

8-2 Leticia, viúva de Guilherme Ralston, natural da América do Norte, o qual fora por sua vez viúvo de uma irmã de Jorge Harrah, natural da América do Norte. Teve:

9-1 Adelaide casada com seu parente Godofredo da Fonseca f.º de 7-4 adiante. 8-3 Coriolano faleceu na mocidade.

8-4 Angelina casada com Ricardo Gore David. Com f.ºs menores.

8-5 Hermantina solteira.

8-6 Dr. Edmundo Goayanaz da Fonseca, formado em medicina pela universidade de Nápoles, solteiro em 1900.

8-7 Alonso Goayanaz da Fonseca, bacharel em direito está casado com ... sobrinha do almirante Jeronimo Gonçalves, natural da Bahia.

8 Trajano Goyanaz da Fonseca, bacharel em direito, casado com sua prima n.º 8-5 de 7-4.

8-9 Antonio Peregrino da Fonseca casou-se com Maria Paula da Silveira. Com f.ºs menores em 1900.

7-4 Francisco Emygdio da Fonseca Pacheco, bacharel em direito, f.º de 6-6, faleceu em 1901; foi fazendeiro e capitalista em Itu, senador estadual em S. Paulo em 1896. Foi casado em 1860 em Itu com Anna de Almeida Prado f.ª do capitão Francisco de Almeida Prado e de sua mulher Anna Joaquina de Vasconcellos. Tit. Cunhas Gagos. Teve os seguintes f.ºs:
Pág. 101
8-1 Adelardo da Fonseca, bacharel em direito, falecido solteiro.

8-2 Evangelina da Fonseca Queiroz casada com seu parente o dr. Antonio de Queiroz Telles, formado em agricultura, f.º do dr. Antonio de Queiroz Telles e de Rita Mbcy Tibiriçá, falecidos conde e condessa de Parnaíba. Com geração em Tit. Moraes.

8-3 Godofredo da Fonseca, natural de Itu, casou em 1894 em S. Paulo com sua parenta Adelaide f.ª de Guilherme Ralston e de Leticia n.º 8-2.

8-4 Leandrina da Fonseca casou-se com o dr. José Henrique de S. Paio f.º de José de Almeida S. Paio e de Antonia Eufrosina. Tit. Arrudas.

8-5 Placidina da Fonseca casou em 1903 em S. Paulo com o dr. Trajano da Fonseca seu primo f.º de 7-3.

7-5 Luiz Augusto da Fonseca casou-se com Brazilia f.ª de Agostinho Rodrigues de Camargo (o Tebiriçá) e de Francisca Amalia de Oliveira. Tit. Cordeiros Paivas. Teve: 8-1 Alfredo Camargo da Fonseca

8-2 lsmenia Camargo da Fonseca

8-3 Maria Camargo da Fonseca

8-4 Agostinho Camargo da Fonseca

8-5 Brazilia Ismalia da Fonseca

8-6 Moemia

7-6 Theresa da Fonseca, última f.ª de Joaquim Manoel Pacheco da Fonseca n.º 6-6, faleceu solteira.
5-2 Antonio Ribeiro Leite, f.º de Francisco Leite Ribeiro e 1.ª mulher Francisca Xavier da Fonseca, habilitou-se de genere, e faleceu solteiro em 1787 em Itu.

5-3 Alferes Lourenço Leite de Cerqueira, natural de Cuiabá, f.º de Francisco Leite Ribeiro n.º 4-1 e de sua 2.ª mulher Maria Leite de Campos (com quem se casou em Cuiabá) casou-se em 1788 em Itu com Maria de Arruda f.ª de João Pereira de Magalhães, de Pitangui, Minas Gerais, e de Izabel Maria Leite, n. p. de Francisco Pereira Correa de Magalhães, de Guaratinguetá e de Anna Maria de Jesus, n. m. de Sebastião de Arruda e Sá e de Ignacia de Lima. Tit. Costas Cabraes e Arrudas. Foi juiz na Faxina. Teve (por informações) os seguintes f.ºs:

Pág. 102

6-1 Antonio Ribeiro Leite que foi 1.º casado com Maria Egypciaca de Almeida Moura f.ª do capitão Antonio de Almeida Leite e de Theresa Antonia de Góes Pacheco, V. 2.º pág. 337; 2.ª vez com Theolinda. Teve:

Da 1.ª mulher:

7-1 Antonio de Almeida Leite Ribeiro, foi morador no Rio Claro onde foi por muitos anos proprietário do hotel Almeida; foi casado com Maria Theresa Xortes Viegas Moniz f.ª de Francisco Viegas Xortes Moniz e de Maria Joaquina de Oliveira, n. p. de José Soares Moniz e de Theresa de Jesus, n. m. do tenente João Leite de Cerqueira e de Anna Victoria de Oliveira n.º 5-4 adiante. São ambos falecidos e tiveram os seguintes f.ºs: 8-1 Antonia Augusta, já falecida, foi a 2.ª mulher de seu primo Antonio Alves.

8-2 Antonio de Almeida Viegas casou-se com Maria Candida de Barros f.ª de Manoel Rodrigues de Barros.

8-3 Maria Joaquina, viúva de Paulo Remusat de Sant'Amat, natural da França.

8-4 Anna Candida, f.ª de 7-1 supra, casou com seu primo João Baptista da Cruz Leite f.º de Joaquim Floriano Leite, de Piracicaba, e de Maria Custodia. Vide n.º 6-1 de 5-5 adiante.

8-5 Francisco, faleceu solteiro.

8-6 Amelia, solteira.

8-7 Lindolpho, faleceu solteiro.

8-8 Theresa Rosa casada com o doutor Bento de Almeida Prado, formado em engenharia agrícola pela universidade de Cornell, Estados Unidos da América, f.º do capitão João Baptista de Almeida Prado e de Antonia Eufrosina Paes de Barros. Com geração em Tit. Cunhas Gagos. É fazendeiro no bairro da Babilônia, servido pela estação da Babilônia da via férrea paulista, ramal da Água Vermelha.

Pág. 103
8-9 Moyzes falecido em menoridade.

8-10 Servina falecida em menoridade.

7-2 José de Almeida Leite Ribeiro, falecido, foi casado com Anna Elidia f.ª de Pedro Domingues Paes Leme e de Maria Joaquina de Almeida Barros. V. 2.º pág. 337. Teve: 8-1 Pedro Nolasco, solteiro.

8-2 Erasmo, solteiro.

8-3 Carlos, casado com Maria Auta de Godoy.

8-4 Theodomiro, casado com sua prima Elisa de Sousa Barros.

8-5 José Anezio, solteiro.

8-6 Antonio Vespasiano, solteiro.

8-7 Maria Carolina, casada com seu primo Pedro Alexandrino de Almeida.

8-8 Leonor, casada com Alfredo Ferraz de Camargo.

8-9 Eudoxia

8-10 Octaviano, falecido solteiro.

8-11 Fernando, falecido em menoridade.

7-3 Maria Ignez de Arruda, f.ª de Antonio Ribeiro Leite n.º 6-1, faleceu solteira.

7-4 Anna Leduina de Almeida, falecida, foi casada com Joaquim de Almeida Barros. Teve o f.º único:

8-1 Armando de Barros. 7-5 Francisco Egydio de Almeida, último f.º de Antonio Leite n.º 6-1, faleceu solteiro.
6-2 José Marinho Leite, f.º do alferes Lourenço Leite n.º 5-3, casou-se 1.º com sua prima irmã Maria Joaquina de Oliveira, viúva de Francisco Viegas, e 2.ª vez com Candida de Oliveira, ambas f.ªs do tenente João Leite de Cerqueira n.º 5-4 adiante. Teve:

Da 1.ª mulher o f.º único:

7-1 Francisco, falecido solteiro. Da 2.ª: 7-2 Marcelino, solteiro.

7-3 Antonio Bonifacio, solteiro.

7-4 Joaquim, solteiro.

Pág. 104

7-5 Maria Francisca, faleceu solteira.

7-6 José Manoel de Arruda, casado com Rita de Oliveira Leite. Teve:

8-1 José Manoel

8-2 Francisco José de Arruda

6-3 Custodio Ribeiro Leite, f.º do alferes Lourenço Leite n.º 5-3, casou 1.º com Antonia de Paula de Macedo e 2.ª vez com Luciana de Macedo. Sem geração da 1.ª, porém teve da 2.ª: 7-1 Antonio

7-2 Luciano

7-3 Sebastião

7-4 Francisco

7-5 Candida

7-6 Gertrudes, falecida.

7-7 Francisca casada com ...

7-8 Anna Rita casada com ...

7-9 Maria, casada com Theodoro Ferreira de Camargo.

7-10 Lourenço, casado com Amelia Pedreira.

6-4 João Leite Ribeiro, f.º de 5-3, faleceu solteiro.

6-5 Padre Francisco Leite Ribeiro.

6-6 Marcellino José Pereira, f.º de 5-3, casou-se com sua prima irmã Antonia Eufrosina de Oliveira f.ª de João Leite de Cerqueira n.º 5-4 adiante. Teve os 13 f.ºs seguintes:

7-1 Antonio Rodrigues Leite casado com Maria Benedicta Bueno.

7-2 Moysés Pereira de Arruda casado com Anna Theresa de Arruda f.ª de Joaquim FIoriano Leite n.º 6-1 de 5-5 de pág. 110. Teve:

8-1 Antonio de Arruda

8-2 Maria de Nazareth, em menoridade.

8-3 Amelia Candida de Arruda, solteira.

8-4 Paulo, em menoridade.

8-5 Francisco de Arruda Leite

8-6 Bento de Arruda

8-7 Rosalia, em menoridade.

8-8 Pedro de Arruda

8-9 Henrique de Arruda, solteiro.

8-10 Maria Theresa de Arruda

8-1 Antonio de Arruda, casado com Regina de Oliveira Arruda. Teve: 9-1 Marieta .

Pág. 105

9-2 Sylvia

9-3 Orlando

9-4 Brenno

9-5 Cyro

9-6 Arthur

8-2, 8-3, 8 4 sem geração.

8-5 Francisco de Arruda Leite casado com Luiza Lobo Vianna. Teve:

9-1 Jacyna

9-2 Anna

9-3 Moysés

9-4 Clovis

9-5 Hugo

9-6 Paulo

8-6 Bento de Arruda casado com Veridiana de Barros. Teve: 9-1 Maria

9-2 Dolores

9-3 Ruth

9-4 João

9-5 Antonio

9-6 Aracy

8-7 Rosalia em menoridade.

8-8 Pedro de Arruda casado com Adelaide Leite Pinto. Teve:

9-1 João

9-2 Gilda

9-3 Otilia

9-4 Pedro

9-5 Oscar

8-9 Henrique de Arruda, solteiro.

8-10 Maria Theresa de Arruda casada com Aldano Pires Correa. Teve:

9-1 SyIvio

9-2 Nelson

9-3 Maria Luiza

9-4 Cyro

9-5 Renato
 
 

7-3 João Pereira de Arruda casado com Antonia Eufrosina Negreiros Leite f.ª de João Leite de Cerqueira Cesar e de Antonia Isabel de Negreiros, à pág. 108.

7-4 Francisco de Arruda Leite casado com Liberalina de Barros.

Pág. 106

7-5 Joaquim Leite casado com Maria Ribeiro (ou Maria Joaquina Morato).

7-6 Antonia Leite casada com Cezario Rodrigues de Barros n.º 7-10 da pág. 109.

7-7 Francisca Leite casada com José Ferraz de Camargo.

7-8 Anna Candida de Arruda casada com Vicente de S. Paio Penteado f.º de Francisco de Sampaio Penteado e de Anna Ferraz. Tit. Arrudas. Com geração.

7-9 Maria Custodia, solteira.

7-10 Rita, solteira.

7-11 Barbara Leite, solteira.

7-12 Guilhermina, solteira.

7-13 Theresa Pereira de Arruda casada com Manoel Alves Lobo.

6-7 Luciano Leite Ribeiro, f.º de 5-3, faleceu solteiro.

6-8 Joaquim Ribeiro Leite foi casado em Cuiabá.

6-9 Candido Leite Ribeiro casou-se com Maria Candida Ribeiro.

6-10 Maria Custodia, f.ª de 5-3, casou-se com seu primo irmão Joaquim Floriano Leite f.º de Bento Dias de Cerqueira Leite n.º 5-5 da pág. 109.

6-11 Anna Joaquina, última f.ª do alferes Lourenço Leite n.º 5-3, faleceu solteira.

5-4 Tenente João Leite de Cerqueira, f.º de Francisco Leite Ribeiro n.º 4-1 e 2.ª mulher, foi casado com Anna Victoria de Oliveira f.ª do sargento-mor Antonio Rodrigues de Oliveira e de Isabel Antonia de Oliveira, n. p. do alferes Balthazar Rodrigues Fam e de Isabel Rocha do Canto, Tit. Macieis; n. m. do sargento-mor Raphael de Oliveira Leme e de Barbara Garcia. Teve os seguintes f.ºs: 6-1 José Rodrigues Leite que casou com Maria Rodrigues de Barros em 1818 em Piracicaba, f.ª de Manoel de Barros Ferraz e de Gertrudes Antonia de Campos. Quando casou-se seu nome era José Joaquim de Oliveira Cesar. Teve: 7-1 José

7-2 Joaquim

7-3 João Batista

7-4 Marcolino

7-5 Anna Joaquina

7-6 Maria

Pág. 107

6-2 Antonio Rodrigues Leite casou-se com Maria Benedicta de Oliveira. Teve: 7-1 Antonio Xavier

7-2 Innocencio

7-3 Elizeu

7-4 Anna Custodia

7-5 Francisca

7-6 Carolina

7-7 Maria Placidina

7-8 Frederico

7-9 Rita Antonia

7-10 Leopoldina

6-3 Joaquim Rodrigues Cesar (no casamento se chamou Joaquim de Oliveira Cesar), natural de Porto Feliz, casou-se em 1818 em Piracicaba com Rosa Balbina de Barros f.ª de Manoel de Barros Ferraz e de Gertrudes Antonia de Campos do n.º 6-1 retro, n. p. de Pedro Ferraz Pacheco e de Maria Delphina de Lemos, n. m. de João Ferraz de Campos e de Rosa de Siqueira. Tit. Arrudas. Teve os f.ºs que seguem: 7-1 Honorato Rodrigues de Barros, falecido, foi casado com Gertrudes Ferraz de Andrade f.ª de José Jeremias Ferraz, natural de Sorocaba, e de Maria da Luz de Andrade. Tit. Hortas. Com geração

7-2 José Rodrigues Cesar, falecido, foi casado com Justina do Amaral Franco f.ª de Antonio Franco do Amaral e de Francisca de Camargo Penteado, esta viúva do tenente Felix Antonio do Prado. V. 1.º pág. 539. Com 7 f.ºs que seguem:

8-1 Antonio, casado.

8-2 Theophilo, casado.

8-3 Joaquim, viúvo.

8-4 Antonio, bacharel em direito.

8-5 Adolpho

8-6 Antonia, casada com Manoel de Meira, em Piracicaba.

8-7 Francisca Leocadia casada com Estevão de Negreiros Leite f.º de João Leite de Cerqueira Cesar e de Antonia lsabel de Negreiros n.º 7-4 da pág.108.

Pág. 108

7-3 Gertrudes Ferraz de Barros, já falecida, foi casada com Theodoro Ferraz de Andrade, já falecido, f.º do capitão José Jeremias Ferraz e de Maria da Luz de Andrade. Com geração em Tit. Hortas.

7-4 João Leite de Cerqueira Cesar, falecido, foi casado com Antonia Isabel de Negreiros f.ª do capitão-mor Estevão Cardoso de Negreiros e de sua 2.ª mulher Barbara de Almeida Paes. Tit. Borges de Cerqueira. Teve:

8-1 José de Negreiros Leite, de Piracicaba, casado em Rio Claro com sua prima Narcisa de Negreiros f.ª de Ignacio Xavier de Negreiros (o Ignacio mór) e de Querubina Leite de S. Paio. Tit. Borges de Cerqueira.

8-2 Estevão de Negreiros Leite casado com Francisca Leocadia n.º 8-7 da pág. 107.

8-3 Joaquim Leite de Negreiros casado com Antonia Ferreira Alves f.ª de João Ferreira Alves e de Anna Pires de Camargo.

8-4 Serafim de Negreiros Leite, solteiro.

8-5 Antonia Eufrosina casada com João Pereira de Arruda f.º de Marcellino José Pereira de pág. 105 deste.

8-6 Iphigenia de Negreiros Leite casada com Vicente do Amaral Mello f.º de Belchior de Mello Castanho. Tit. Taques.

8-7 Querubina de Negreiros Leite casada com Augusto Jeremias Ferraz f.º de Jeremias Ferraz de Andrade. Tit. Hortas.

8-8 Lydia de Negreiros Leite casada com Antonio Gonçalves de Meira f.º de outro de igual nome e de Maria Ferraz de Andrade.

7-5 Antonio Rodrigues Cesar, falecido, foi casado com Maria de Meira.

7-6 Lydia Balbina de Barros casou-se com Antonio de Arruda Camargo.

7-7 Maria Joaquina de Barros, falecida, foi casada com Antonio Leite Alves Feyo f.º de Joaquim Floriano Leite n.º 6-1 de 5-5, pág. 110.

7-8 Anna Candida de Barros casada com Joaquim Floriano Leite f.º de outro de igual nome n.º 6-1 de 5-5 pág. 110.

Pág. 109

7-9 Manoel Rodrigues de Barros casado com Avelina Ferraz de Camargo.

7-10 Cesario Rodrigues de Barros casado 1.º com Antonia Leite Pereira e 2.ª vez com Maria Lobo, parenta de Elias Lobo.

6-4 Maria Joaquina de Oliveira, f.ª do tenente João Leite n.º 5-4, casou-se 1.º em 1812 em Itu com Francisco Viegas Xortes Moniz f.º de José Soares Moniz e de Theresa de Jesus, n. p. de José Soares Moniz e de Anna Viegas, n. m. de João Antunes Maciel e de Maria Leite de Campos; 2.ª vez casou-se seu primo José Marinho Leite f.º do alferes Lourenço Leite de Cerqueira n.º 5-3. Com geração do 1.º no V. 2.º pág. 439 e do 2.º à pág. 103 deste.

6-5 Antonia Eufrosina casou-se com seu primo irmão Marcellino José Pereira n.º 6-6 de 5-3. Aí a geração.

6-6 Anna, faleceu solteira.

6-7 Francisco casou-se com Luciana Xavier de Oliveira. Teve:

7-1 Joaquim

7-2 Francisco

7-3 Antonio

7-4 Brasilia

7-5 Francisca

7-6 Anna Victoria

7-7 Carolina

7-8 Rita Antonia

6-8 Candida, última f.ª do tenente João Leite n.º 5-4, casou-se com seu primo irmão José Marinho Leite do n.º 6-4 supra, de quem foi 2.ª mulher. Com geração à pág. 103.
5-5 Bento Dias de Cerqueira Leite (alferes), natural de Cuiabá, f.º de Francisco Leite Ribeiro e 2.ª mulher Maria Leite de Campos, casou-se em 1795 em Itu com Rita Antonia de Oliveira f.ª de Antonio de Oliveira Bernardes e de Anna Pires Moreira, n. p. de Rafael de Oliveira Leme e de Barbara Garcia de Lima, n. m. de José Manoel Feyo; natural de Vila Real, arcebispado de Braga, e de Gertrudes Pedroso de Barros, esta f.ª do coronel Jeronimo Pedroso de Barros e Anna Pires Moreira, Tit. Hortas. Teve 9 f.ºs:

Pág. 110

6-1 Joaquim Floriano Leite casou-se com sua prima Maria Custodia de Cerqueira n.º 6-10, pág. 106. Teve: 7-1 Antonio Leite Alves Feyo foi 1.º casado com Maria Joaquina de Barros f.ª de Joaquim Rodrigues Cesar n.º 6-3 de 5-4, pág. 108; 2.ª vez com Antonia Eufrosina de Almeida.

7-2 João Baptista da Cruz Leite casado com sua prima Anna Candida de Almeida f.ª de Antonio de Almeida Leite Ribeiro n.º 7-1 de 6-1 de 5-3.

7-3 Anna Theresa de Arruda casada com Moyzes Pereira de Arruda f.º de Marcellino José Pereira n.º 6-6 de 5-3.

7-4 Francisca Romana Leite, solteira.

7-5 Rita Augusta de Oliveira, solteira.

7-6 Joaquim Floriano Leite Júnior casou-se com Anna Candida de Barros n.º 7-8 de 6-3 de 5-4.

7-7 Francisca Emilia Leite, solteira.

7-8 Jeremias Leite, solteiro.

7-9 Elias Leite, solteiro.

7-10 Maria

7-11 Maria do Rosario, solteira.

6-2 Antonio de Oliveira Leite, f.º do alferes Bento Dias n.º 5-5, casou-se com Maria Caetana Ferraz. Teve: 7-1 Maria Izabel

7-2 Antonio Montezuma

7-3 Cherubim

6-3 João Albino Leite, f.º de 5-5, faleceu solteiro.

6-4 Manoel Leite de Oliveira casou-se com Brandina de Almeida Leite. Teve:

7-1 Francisco, falecido solteiro. 6-5 Anna de Oliveira Leite; f.ª de 5-5, casou-se com Antonio Gonçalves Meira. Teve: 7-1 Manoel de Meira Leite

7-2 Antonia

7-3 Izabel

7-4 Gertrudes

6-6 Gertrudes de Oliveira Leite, f.ª de 5-5, foi casada 1.º com Francisco de Campos Negreiros; 2.ª vez com João Leite de Campos. Sem geração do 2.º, porém teve do 1.º marido: 7-1 Maria

Pág. 111

7-2 Rita

7-3 ...

6-7 Francisco Leite, f.º de 5-5, casou-se no Rio Grande do Sul.

6-8 Maria Leite casada em 1814 em Itu com Servando José Pereira de Almada f.º de Francisco José Pereira e de Marianna de Almada, n. p. de Francisco Pereira de Magalhães e de Anna Maria de Jesus, Tit. Costas Cabraes; n. m. de Manoel de Mello Almada e de Maria de Araujo. Tit. Arrudas.

6-9 José Joaquim Leite, último f.º do alferes Bento n.º 5-5, casou-se com Alexandrina de Menezes. Teve:

7-1 Floriano

7-2 José

7-3 Antonio

7-4 Manoel

7-5 Joaquim

7-6 Juliana

7-7 Ignacia

7-8 Maria

7-9 Gertrudes

7-10 Justina

5-6 Joaquim Leite de Cerqueira, f.º de Francisco Leite Ribeiro n.º 4-1 e 2.ª mulher, casou-se em 1797 em Sorocaba com Maria Gertrudes de Barros f.ª do sargento-mor Francisco Ribeiro de Moraes Pedroso e de Custodia Celia de Cerqueira. Tit. Laras. Teve: 6-1 José Xavier Leite casado com Rita do Amaral Gurgel.

6-2 Joaquim Leite de Moraes casado com Manoela de Jesus Moraes.

6-3 Francisco Leite Pedroso, falecido solteiro.

6-4 Anna, solteira.

6-5 Angela casada com Polycarpo Joaquim do Amaral.

6-6 Maria, falecida solteira.

5-7 Maria Leite de Cerqueira, f.ª de 4-1.

5-8 Gertrudes Leite de Cerqueira

5-9 Anna Leite de Cerqueira

5-10 Custodia Leite de Cerqueira

5-11 Ignacia Leite de Cerqueira, última f.ª de Francisco Leite Ribeiro n.º 4-1. Estas 5 ultimas f.ªs eram solteiras e moravam todas juntas num bairro da vila de Itu em 1789. Foram legatárias no testamento de seu primo o capitão José Barros Penteado.

Pág. 112

4-2 Angela Ribeiro Leite, f.ª de Francisco Leite Ribeiro e de Maria de Cerqueira Paes, faleceu em 1749 em S. Paulo, onde casou-se em 1731 com Fernando Paes de Barros f.º de Manoel Correa Penteado e de Beatriz de Barros. Com geração em Tit. Penteados.

4-3 Custodia Maria Leite, f.ª de 3-1, faleceu solteira em 1797 em Itu (C. O. de Itu).

4-4 Anna de Cerqueira Paes casou-se em 1728 em S. Paulo com Pedro da Fonseca Magalhães f.º de outro de igual nome e de Helena do Prado. Faleceu em 1747 em S. Paulo. Tit. Costas Cabraes.

4-5 Diogo

4-6 Thomazia

4-7 Rita Maria Leite, f.ª de 3-1, faleceu solteira em 1744 em S. Paulo.

4-8 Izabel Maria Leite, f.ª de 3-1. faleceu solteira em 1751 em S. Paulo.

4-9 Antonia

4-10 Maria de Cerqueira Leite, última f.ª de 3-1, foi moradora no bairro dos Pinheiros, de S. Paulo, e foi legatária em 1789 no testamento de seu sobrinho o capitão José de Barros Penteado.

3-2 Anna Ribeiro casou-se com seu primo Francisco Rodrigues Penteado f.º de outro de igual nome e de Clara de Miranda. Com geração em Tit. Penteados.

3-3 Gaspar Correa Leite, f.º do capitão Paschoal Leite de Miranda n.º 2-3, casou-se em 1705 em S. Paulo com Maria Leite Pedroso f.ª de Pedro Vaz de Barros e de Maria Leite de Mesquita. Tit. Pedrosos Barros. Teve q. d.(1):

____________________

(1) Encontramos em Pindamonhangaba um Francisco Leite de Miranda casado com Anna ou Antonia Vieira, e também casado com Maria do Prado, que provavelmente foi f.º de Gaspar Correa Leite n.º 3-3. Da 1.ª mulher descende: 1-1 Sebastiana Leite, casada em 1744 em Pindamonhangaba com Domingos Ribeiro das Neves f.º de João de Castilho Tinoco e de Catharina Ribeiro, de Baependi; 1-2 Catharina Leite casada com Domingos Nunes de Mendonça f.º de Domingos Nunes e de Ignez de Mendonça; da 2.ª mulher Maria do Prado descende: 1-3 Manoel Leite do Prado que casou com Francisca Vieira Fajardo f.ª de José Vieira Fajardo e de Maria da Rocha, e foram pais de:

Pág. 113

4-1 Izabel Leite de Barros

4-2 Gaspar Correa Leite

4-3 Capitão Ignacio Correa Leite

4-4 Anna Ribeiro Leite

4-5 Padre José Correa Leite

4-6 (Na dúvida) Escholastica Correa Leite

4-1 Izabel Leite de Barros casou-se em 1736 em Pindamonhangaba com Antonio Galvão de França, que foi capitão-mor em Pindamonhangaba e Guaratinguetá, natural do Algarve, f.º de Manoel de França e de Agueda Maria. Teve q. d.: 5-1 Francisca Xavier de França casou-se em 1769 em Guaratinguetá com o alferes Francisco de Nabo Freire, falecido em 1796, f.º de outro de igual nome e de Maria Pires Bueno, por esta, neto do capitão Miguel de Godoy Moreira e de Maria Leite de Araujo. Faleceu Francisca Xavier em 1805 em Guaratinguetá. Com geração no V. 2.º pág. 549.

5-2 Maria Leite Galvão de França, f.ª de 4-1, casou-se em 1763 em Pindamonhangaba com Francisco Ferraz de Araujo f.º do capitão Miguel de Godoy Moreira de Maria Leite de Araujo (do n.º precedente). Com geração no V. 2.º pág. 549.

5-3 Capitão Manoel Galvão de França casou-se em 1792 em S. Paulo com Anna Joaquina de Andrade, viúva do mestre de campo Manoel Antonio de Araujo, f.ª de José Francisco de Andrade e de Anna Maria de Salles. Tit. Macieis.

5-4 Sargento-mor licenciado José Galvão de França, f.º de 4-1, natural de Pindamonhangaba, fez estudos no seminário de Belém, bisp. da Bahia, e em S. Paulo. Casou-se em 1758 em Parnaíba com Maria Xavier de Barros f.ª de Antonio Correa de Lemos e de Clara de Miranda, n. p. do capitão-mor Antonio Correa de Lemos e de Marianna da Luz do Prado, n. m. Pachoal Leite Penteado e de Luzia Leme de Barros. Tit. Quadros e Penteados. Teve os seguintes f.ºs q. d.:

____________________

2-1 Luzia Leite casada em 1760 em Pindamonhangaba com Domingos do Prado Martins f.º de Manoel Cubas do Prado e de Maria Portes de El-Rei; 2-2 Isabel Leite do Prado casada em 1761 em Pindamonhangaba com Bento de Cerqueira Paes; e outros em Pindamonhangaba.

Pág. 114

6-1 Tenente Francisco Galvão de França

6-2 Tenente Joaquim Galvão de França

6-3 Capitão João Galvão de França

6-4 José Galvão de França

6-5 Alferes Antonio Galvão de França

6-6 Anna Xavier Galvão.

6-1 Tenente Francisco Galvão de França, natural de Parnaíba e morador em Guaratinguetá, casou-se em 1790 em Itu com Anna de Barros Leite f.ª do capitão José de Barros Penteado, de Parnaíba, e de Maria Dias Leite, de Itu, n. p. do capitão Fernando Paes de Barros, de Parnaíba, e de Angela Ribeiro Leite, n. m. de José Gonçalves de Barros e de sua 1.ª mulher Maria Dias Leite. Tit. Penteados. Teve os 5 f.ºs seguintes, naturais de Itu: 7-1 Padre José Galvão de Barros França

7-2 Coronel Francisco Galvão de Barros França, um dos chefes da rebelião de 1842, foi casado com Anna Ludovina da Fontoura, natural do Rio Grande do Sul, f.ª do tenente Francisco Carneiro da Fontoura e de Anna Ludovina da Cunha. Sem geração.

7-3 Antonio Galvão de Barros França foi casado com Maria do Patrocinio Flores f.ª de José Mendes Ferraz e de Branca Luiza Flores. Tit. Arrudas Cap.1.º § 4.º. Teve (por informações):

8-1 Anna Galvão foi casada com Manoel Leite. Foram pais de: 9-1 José Leite, comissário em Santos.

9-2 Antonio, farmacêutico em S. Carlos do Pinhal.

8-2 Leonina Galvão (vive em 1902) viúva de José Feliciano Mendes. Tem o f.º: 9-1 Carlos Mendes 8-3 Carolina, solteira.

8-4 ... casada com José Balduino. Teve:

9-1 ... 8-5 José Galvão Mendes, falecido, foi casado duas vezes com duas irmãs.

8-6 Diogo, falecido em menoridade.

7-4 Anna, f.ª de 6-1, faleceu solteira.

Pág. 115

7-5 Maria Brandina, casou-se com o alferes Matheus Lourenço da Silva Paes, natural de Portugal e teve:

8-1 Padre Francisco Galvão Paes de Barros, falecido, vigário de Piracicaba.

8-2 Anna, , foi casada com Francisco ... morador em Monte-mor, com um casal de filhos.

8-3 José Galvão Paes de Barros, vive em 1902, casado com Laura da Costa Carvalho f.ª de José da Costa Carvalho e de Theodora da Fontoura, esta irmã do tenente Francisco Carneiro da Fontoura do n.º 7-2 supra. Tem os seguintes f.ºs:

9-1 Ezechias, casado com ...

9-2 Maria Theodora casada com seu primo ... f.º de ... e de ... esta irmã de Laura da Costa Carvalho do n.º 8-3 supra.

9-3 Francisco, falecido.

9-4 Josephina, casada com ... sobrinho de Pedro Kiel, de Itu.

9-5 ... menor em 1902.

9-6 ... menor em 1902.

8-4 Joaquim Galvão, casado duas vezes em Piracicaba.

8-5 Francisca, casada com seu primo irmão f.º de Antonio Galvão de Barros França n.º 7-3 supra.

8-6 Maria, casada com Joaquim, natural de Portugal. Com 2 f.ºs.

8-7 Diogo, falecido solteiro.

6-2 Tenente Joaquim Galvão de França, f.º do sargento-mor n.º 5-4, de Guaratinguetá(1), casou-se em 1794 em Itu com Maria de Barros Leite irmã de Anna de Barros do n.º 6-1 retro. Faleceu Maria de Barros em 1839 em Itu; e teve (C. O. de Itu) os 6 f.ºs seguintes, naturais de Itu: 7-1 José Galvão de Barros França, casado em 1823 em Itu com Maria Clementina da Pureza, f.ª do tenente José Mendes Ferraz e de Branca Luiza Flores, n. p. do alferes Ignacio Mendes da Silva e de Marianna Leite Pacheco (Tit. Arrudas) n. m. de Manoel João Pinheiro e de Maria Leite de Aguiar. ____________________

(1) Sobre o lugar do nascimento dos f.ºs do sargento-mor José Galvão n.º 5-4, limitamo-nos a reproduzir o que encontramos nos assentos de seus casamentos. Parece que alguns desses f.ºs nasceram em Parnaíba e foram morar em Guaratinguetá, daí vem afirmarem alguns membros da família que os ditos f.ºs de 5-4 são Guaratinguetá.

Pág. 116

7-2 Francisco Galvão de Barros França, casado 1.º vez em 1834 em Itu com Anna Joaquina Rodrigues f.ª de José Joaquim Rodrigues e de Domingas Maria da Silveira; 2.ª vez com Theresa da Silveira.

7-3 Elias Galvão de Barros França casou-se com Manoela da Silveira. Com geração.

7-4 Antonio Galvão de Barros França casou-se 1.º em 1834 em Itu com Rita Eufrozina de Almeida, f.ª do ajudante Francisco de Almeida Paes e de Anna Theresa do Amaral; 2.ª vez com Maria f.ª do ajudante José Antonio (do Salto). Sem geração.

7-5 Barbara Gabriella Galvão casou-se em 1836 em Itu com o capitão Manoel Joaquim Rodrigues de Arruda, viúvo de Anna Custodia de Moraes. Com geração.

7-6 Luiz Galvão de Barros França casou-se em 1842 em Itu com Anna das Dores f.ª de Manoel Martins de Mello e de Anna Joaquina de Cerqueira. Teve:

8-1 ... casada com Francisco Napoleão Maia, professor normalista. 7-7 Maria Dias de Barros, solteira antes do pai.
6-3 Capitão João Galvão de França, de Parnaíba, f.º do sargento-mor José Galvão n.º 5-4, casou-se em 1795 em Itu com Maria Xavier de Araujo Bueno f.ª de José de Barros Castanho e de Anna Bueno, n. p. de Antonio Bicudo de Barros e de Josepha de Arruda, n. m. de Bento Rodrigues Bueno e de Maria de Araujo; por Josepha de Arruda, bisneta de Pedro Dias Leite e de Antonia de Arruda. V. 1.º pág. 393. Faleceu o capitão João Galvão em 1845 em Itu e teve (C. O. de Itu) 7 f.ºs: 7-1 Anna da Encarnação, foi freira no recolhimento da Luz, S. Paulo.

7-2 José de Barros França, estava casado com ...

7-3 Manoel Galvão de Barros França casou-se em 1824 em Itu com Maria de Góes Castanho f.ª de Francisco de Paula Leite e de Maria Joaquina de Campos Tit. Pedrosos Barros. Teve os 8 f.ºs seguintes:

8-1 João Galvão de Barros Leite, casou-se duas vezes; 1.º com ...; 2.ª vez com ... ambas suas primas f.ªs do capitão Candido Galvão de Barros França n.º 7-4 adiante. Com geração.

Pág. 117

8-2 Alferes Francisco Galvão de Barros Leite, falecido em 1892, foi casado com Gertrudes Marcolina, sua prima, f.ª de Francisco de Paula Leite de Barros e de Leonor de Almeida Paes de Campos. Tit. Pedrosos Barros. Sem geração.

8-3 Antonio Galvão de Barros Leite, casado com ... Com geração.

8-4 Manoel Galvão de Barros Leite, casado com ... Com geração.

8-5 Maria Galvão de Barros Leite, solteira.

8-6 Gertrudes Galvão de Barros Leite, casada com Filippe de Campos Thebas. V. 1.º pág. 189. Com geração.

8-7 Joaquim Galvão de Barros Leite, casado com sua parenta Francisca de Paula Leite de Barros (Sinhara) f.ª do alferes Ignacio de Paula Leite de Barros e de sua1.ª mulher Escholastica de Almeida Campos. Foi residente em Indaiatuba. Com geração.

8-8 Anna Gertrudes de Barros Leite foi a 2.ª mulher do alferes Ignacio de Paula Leite de Barros. Faleceu Anna Gertrudes em 1892. Com geração.

7-4 Capitão Candido Galvão de Barros França, f.º legitimado de 6-3 supra, casou-se em 1824 em Itu com Ignacia de Góes Pacheco, viúva de Joaquim Almeida Leite, f.ª do alferes Luciano Francisco e 1.ª mulher Anna Gertrudes de Campos. Tit. Tenorios. Teve q. d. (por informações): 8-1 Antonio Galvão de França Barros, foi casado com Antonia de Almeida Pacheco f.ª de Ignacio Xavier de Camargo (Gordo) e de Maria Candida de Almeida. Tit. Chassins. Teve: 9-1 Ignacio Xavier de Camargo Galvão, casado e morador em Itatiba.

9-2 Candido de Barros França casado no Jaú com ... f.ª de João de Almeida Prado Junior e de Anna Gertrudes. Tit. Cunhas Gagos.

9-3 Maria Candida de Almeida

9-4 Luiza de Almeida Pacheco

9-5 Ignacia de Arruda Góes Pacheco.

Duas destas faleceram de febre amarela.

Pág. 118
8-2 ... casou-se com seu primo João Galvão de Barros Leite n.º 8-1 de 7-3 retro.

8-3 ... 2.ª mulher de João Gonçalves de Barros Leite do n.º precedente.

7-5 Elias Galvão de Barros França casou-se em 1833 em Itu com Maria Josepha de Cerqueira, sua prima, f.ª do capitão José Galvão de França n.º 6-4 adiante.

7-6 Gertrudes de Barros França, f.ª de 6-3 retro, casou-se em 1824 em Itu com Francisco Pacheco de Campos f.º do alferes Luciano Francisco Pacheco e de sua 1.ª mulher Anna Gertrudes de Campos. Com geração em Tit. Tenorios.

7-7 Maria Xavier de Assumpção, última f.ª de 6.3, casou-se em 1824 em Itu com Luciano Dias Pacheco f.º de Bento Dias Pacheco e de Maria Euqueria de Campos. Com geração em Tit. Arrudas. Cap. 1.º § 4.º

6-4 Capitão José Galvão de França, de Parnaíba, f.º do sargento-mor n.º 5-4, casou-se em 1797 em Itu com Maria Josepha de Cerqueira f.ª do capitão José Manoel da Fonseca e de Josepha Maria de Góes. Neste a pág. 98. Teve (por informação) 7 f.ºs, naturais de Itu: 7-1 José Galvão de França Pacheco casado em 1824 em Itu com sua prima Antonia Maria Galvão f.ª do alferes Antonio Galvão de França e de Anna Gertrudes de Almeida n.º 6-5 adiante. Teve os seguintes f.ºs: 8-1 José Galvão de França, falecido solteiro, foi proprietário e fundador da 1.ª fabrica de tecidos no Salto de Itu.

8-2 Joaquim Galvão de França, falecido, foi casado com ... natural de Capivari. Teve 2 f.ºs:

9-1 Manoel, menor em 1902,

9-2 Joaquim, menor em 1902.

8-3 Antonio Galvão de Almeida é solteiro.

8-4 Paulino Galvão está casado com sua parenta, neta de 7-3 de 6-1 retro.

8-5 ... falecida, foi casada com João Galvão de França f.º de Francisco Pacheco de Campos e de Gertrudes de Barros França n.º 7-6 de 6-3 retro. Tit. Tenorios.

8-6 Maria é viva em 1902, solteira.

Pág. 119
8-7 Carolina Amalia Galvão é viva e solteira em 1902. 7-2 Manoel Galvão de França, f.º de 6-4, casou-se 1.º em 1824 em Itu com Anna Jorge f.ª do alferes Antonio Galvão de França n.º 6-5 adiante; 2.ª vez foi casado com Carolina f.ª do major Joaquim Dias Ferraz e de sua 2.ª mulher Maria Theresa. Tit. Arrudas. Teve q. d.:

Da 1.ª mulher (por informações):

8-1 Antonio Galvão, falecido, que foi casado com ...

8-2 José Galvão, vive em 1902, casado com Maria, sua prima, f.ª de Elias Galvão n.º 7-5 adiante.

Da 2.ª: 8-3 Joaquim Galvão vive em Itu casado com ...

8-4 ...

7-3 Anna Ribeiro Leite, já , f.ª do capitão José Galvão n.º 6-4, casou-se em 1824 em Itu com o tenente Luciano Francisco Pacheco f.º do alferes Luciano Francisco Pacheco e de sua 1.ª mulher Anna Gertrudes de Campos. Vide a geração em Tit. Tenorios.

7-4 Maria Josepha de Cerqueira casou-se em 1833 em Itu com seu primo Elias Galvão de Barros França n.º 7-5 de 6-3.

7-5 Elias Galvão de França, f.º de 6-4 casou-se em 1832 em Itu com Maria Leme f.ª do capitão Vicente S. Paio Góes e de Francisca Soares de Araujo. Tit. Arrudas. Teve (por informações) os 10 f.ºs seguintes:

8-1José Galvão de França, casado. É fazendeiro em Dois Córregos.

8-2 Antonio Galvão de França, solteiro.

8-3 ... Diniz casado e morador em Lençóis.

8-4 Manoel Galvão de França falecido solteiro.

8-5 Francisco Galvão de França casado com sua sobrinha f.ª de José Galvão n.º 8-1 supra.

8-6 Norberto Galvão de França casado com sua sobrinha f.ª de José Galvão n.º 8-1 supra.

8-7 ... casada com Bento de Campos.

8-8 ... casada com Celestino, natural de Espanha.

8-9 ... casada com João f.º de Antonio de S. Paio Leite.

8-10 Maria, casada com seu primo José Galvão n.º 8-2 de 7-2 supra.

Pág. 120

7-6 Joaquim Galvão Pacheco de França, já falecido, casou-se 1.º em 1838 em Itu com Mariana Amalia Cunha Fontoura, já , natural do Rio Grande do Sul, f.ª do tenente Francisco Carneiro da Fontoura e de Anna Ludovina da Cunha; segunda vez foi casado com sua sobrinha Leduina f.ª de 7-7 adiante. Teve os 6 f.ºs seguintes: 8-1 Antonio Galvão da Fontoura, tenente da marinha brasileira, casado no Rio Grande do Sul com sua prima irmã Josephina da Fontoura f.ª de ... e de Josepha, esta irmã de Mariana Amalia da Cunha n.º 7-6 supra. Tem os seguintes f.ºs: 9-1 Abel Galvão da Fontoura, alferes-aluno da escola militar do Rio de Janeiro em 1902.

9-2 Herminia casada com o tenente do exército Affonso ...

9-3 Corina, solteira.

9-4 Mariana, menor em 1902.

8-2 Rev.mo cônego da sé de S. Paulo Ezechias Galvão da Fontoura, que ocupou o cargo de vigário capitular da diocese de S. Paulo, por eleição do cabido, de 1897 a 1898, eminente pregador. Reside em S. Paulo.

8-3 Anna, viúva. Tem geração.

8-4 Francisca da Fontoura Silveira é viúva de Gabriel da Silveira Vasconcellos, natural de Bragança, f.º de Candido José da Silveira e de Guilhermina de Vasconcellos. Tit. Alvarengas. Tem os f.ºs seguintes:

9-1 Gabriel da Silveira Vasconcellos, diplomado em farmácia casado e residente em Bragança.

9-2 Maria Fausta, já , foi casada com o engenheiro Francisco de Mesquita Barros f.º de Joaquim Floriano de Mesquita Barros. Tit. Penteados.

9-3 Aristides solteiro.

9-4 Josephina, já , foi casada com Nicolino ... natural da Itália. Com f.ºs menores.

9-5 Maria Elisa, solteira.

9-6 Vitalina, solteira.

9-7 Laura, solteira.

Pág. 121
8-5 Francisco Galvão da Fontoura, foi estabelecido por muitos anos com farmácia em Bragança; é hoje proprietário em S. Paulo onde reside. Solteiro.

8-6 Joaquim, falecido em menoridade.

7-7 Sargento-mor Antonio Galvão de França Pacheco, último f.º de 6-4, foi casado com Anna de Campos f.ª do alferes Luciano Francisco Pacheco e de sua mulher Anna Gertrudes de Campos. Tit. Tenorios. Teve: 8-1 Luciano Galvão (o Lulu), falecido, foi casado com Isabel de Campos Pacheco f.ª de Bento Dias Pacheco e de Maria Euqueria de Campos. Tit. Arrudas.

8-2 Antonio, falecido solteiro.

8-3 Joaquim, falecido solteiro.

8-4 Maria, falecida solteira.

8-5 Leduina 2.ª mulher de seu tio Joaquim Galvão Pacheco de França n.º 7-6 supra.

6-5 Alferes Antonio Galvão de França, f.º de 5-4, casou-se em 1807 em Itu com Anna Gertrudes de Almeida f.ª de Alexandre Luiz de Almeida Pedroso e de Anna Jorge de Almeida Barros. Tit. Bicudos. Teve os 8 f.ºs seguintes: 7-1 Antonia Maria Galvão casada em 1824 em Itu com seu primo José Galvão de França Pacheco f.º do José Galvão de França n.º 6-4 retro; aí a geração.

7-2 Anna Jorge casada em 1824 em Itu com Manoel Galvão de França Pacheco, irmão do precedente. Aí a geração.

7-3 Tenente Francisco Galvão de Almeida faleceu com 83 anos em 1902 em S. Paulo. Casou-se em 1838 em Itu com Ignacia Joaquina Correa Pacheco f.ª do tenente Antonio Correa Pacheco da Silva (mais tarde capitão) e de Maria Xavier de Almeida Paes. Tit. Tenorios. Tem os 13 f.ºs seguintes:

8-1 Antonio Augusto Correa casado com Maria Isabel de Almeida f.ª do capitão João Baptista de Almeida Prado e de Antonia Eufrosina de Almeida. Tit. Cunhas Gagos. Tem os seguintes f.ºs:

Pág. 122

9-1 Antonio de Almeida Correa, bacharel em direito, lente do Ginásio de S. Paulo, solteiro em 1902.

9-2 Clarimando de Almeida Correa, solteiro em 1902.

9-3 Herculano de Almeida Correa engenheiro de artes e manufaturas e eletricidade pela universidade de Liège, solteiro em 1902.

9-4 Antonia Eufrosina de Almeida Correa, solteira em 1902.

8-2 Francisco Eugenio Correa, solteiro.

8-3 Maria Correa Galvão, f.ª de 7-3, solteira.

8-4 Anna Correa Galvão, faleceu solteira.

8-5 Elisa Correa Galvão é solteira.

8-6 Elisiaria Correa Galvão faleceu solteira.

8-7 Luiz Galvão Correa casado com Gertrudes Pinto Alves f.ª de Antonio Alves Pereira de Almeida. Tem:

9-1 Margarida, menor em 1902.

9-2 Adelaide, menor em 1902.

9-3 Marcilia, menor em 1902.

9-4 Geraldo, menor em 1902.

8-8 Arsenio Correa Galvão, f.º de 7-3 supra, casado com Anna Candida de Almeida f.ª de João Baptista de Almeida Prado n.º 8-1. Tem os 8 f.ºs seguintes: 9-1 Ignacio Correa Galvão, solteiro.

9-2 Anna Candida de Almeida Galvão viúva de Bento de Barros Franco f.º do coronel Bento Franco, na Limeira, e de Maria Angelica de Barros. V. 2.º pág. 275.

9-3 Lavinio Correa Galvão solteiro.

9-4 Antonia Correa Galvão casada com Victor Andrigó. Tem a f.ª:

10-1 Leticia 9-5 Cezina Correa Galvão solteira em 1902.

9-6 Elfrida Correa Galvão casada com o dr. Benedicto Rolim de Oliveira Junior f.º do coronel Benedicto Rolim de Oliveira e de Maria Rita Rolim, Tit. Gayas.

9-7 Octavio Correa Galvão solteiro em 1902.

9-8 Arsenio Correa Galvão Junior solteiro em 1902.

Pág. 123

8-9 Josephina Correa Leite, f.ª do tenente Francisco Galvão n.º 7-3, é viúva de João de Almeida Leite f.º de Manoel Rodrigues de Sousa e de Francisca Leite de S. Paio. Tem os 5 f.ºs seguintes: 9-1 Maria Amelia Correa Leite casada com Carlos Engler f.º de Dorismundo Engler. Tit. Arrudas. Teve os 3 f.ºs seguintes: 10-1 Zuleika

10-2 Narciza

10-3 Carlos

9-2 Manoel Rodrigues de Sousa Neto.

9-3 João Correa Leite, falecido.

9-4 Ignacia Correa Leite, solteira.

9-5 Luiz Correa Leite, solteiro em 1902.

8-10 Carlos Correa Galvão, f.º de 7-3, está casado com Rachel Bressane da Silva f.ª de Luiz Henrique da Silva e de Rita Bressane. Tem: 9-1 Beatriz, menor em 1903.

9-2 Cecilia, menor em 1903.

9-3 Paulo, menor em 1903.

9-4 Jorge, menor em 1903.

8-11 Carolina Correa Galvão, f.ª do tenente Francisco Galvão de Almeida n.º 7-3, é solteira em 1902.

8-12 Jorge Correa Galvão, professor normalista, faleceu solteiro.

8-13 Theresa Correa Galvão, solteira.

8-14 Luiz Augusto Correa Galvão, bacharel em direito pela faculdade de S. Paulo, lente da escola normal desta cidade. Está casado com Carolina Guedes Galvão f.ª de José Guedes de Sousa e de Carolina Alvares Guedes, falecidos barão e baronesa de Pirapitinguy, neste à pág. 23. Tem os 2 f.ºs:

9-1 Fernando, menor.

9-2 Georgina, menor.

7-4 José Galvão de Almeida, f.º do alferes Antonio Galvão de França n.º 6-5, casou-se com Maria Izabel de Campos f.ª de José Ferraz Leite e de Anna Gertrudes de Campos. Tit. Campos. Teve os 12 f.ºs seguintes:
Pág. 124

8-1 José Galvão de Almeida casado com Gertrudes Mesquita Correa f.ª do comendador capitão Francisco Correa Pacheco e de sua 2.ª mulher Francisca Amalia. Tit. Tenorios. Tem os 4 f.ºs seguintes:

9-1 José Alfredo Galvão

9-2 Francisco Galvão

9-3 Maria Julia Galvão

9-4 Letacio Galvão.

8-2 Antonio Galvão de Almeida Barros casado em Porto Feliz com Anna Manoela de Arruda f.ª de Antonio Manoel de Arruda e de Maria Antonia de Moraes. Tit. Tenorios.

8-3 Cesario Galvão de Almeida casado com Antonia f.ª Vicente de S. Paio Penteado e de Anna Candida. Tit. Arrudas.

8-4 Joaquim Galvão de Almeida Sobrinho, falecido, foi casado com Maria Elisa f.ª de Antonio Correa Pacheco e de sua 1.ª mulher Anna de Almeida Barros. Tit. Tenorios

8-5 Evaristo Galvão de Almeida casado com Izabel de S. Paio f.ª de Joaquim de S. Paio Góes (o Quito S. Paio) e de Maria Mendes Ferraz.

8-6 Francisco Galvão de Almeida, Já falecido, foi casado com ... f.ª de Serafim da Costa, natural de Portugal.

8-7 João Galvão de Almeida faleceu solteiro em Pernambuco.

8-8 Adolpho Galvão de Almeida solteiro em 1902.

8-9 Maria Candida casada com Joaquim de Almeida Mattos. Com geração.

8-10 Anna Gabriella foi a 2.ª mulher de Filippe Correa Leite, viúvo de Francisca Elisa de Barros, f.º de Manoel Leite de S. Paio e de Theresa Correa Pacheco. Tit. Campos.

8-11 Elisa Galvão de Almeida casada com Francisco de Paula Leite de Camargo, f.º de Francisco de Paula Leite de Barros e de sua mulher Antonia de Almeida. Com geração em Tit. Pedrosos Barros.

8-12 ... falecida solteira.

Pág. 125

7-5 Joaquim Galvão de Almeida, f.º ao alferes Antonio Galvão de França n.º 6-5, casou-se com Fabia Ferraz f.ª de José Ferraz de Arruda e de Anna Miquelina Paes de Barros, n. p. de Pedro Ferraz de Arruda e de Flavia de Lima esta natural de Sorocaba, f.ª de João de Lima de Abreu e de Antonia Paes de Camargo (Tit. Cubas); n. m. do tenente Fernando Paes de Barros e de Maria Jorge Almeida Barros. Tit. Penteados.

7-6 Antonio Galvão de Almeida casou-se com Izabel Leduina Paes de Barros f.ª do tenente Fernando Paes de Barros e de Maria Jorge de Almeida Barros do n.º precedente. Tit. Penteados. Teve:

8-1 Anna Galvão de Almeida que foi casada com Antonio Pereira f.º de Antonio Pereira Aguiar e de Maria de Padua Mello. Com geração.

8-2 Major Fernando Galvão de Almeida casado com sua prima Anna Galvão de Almeida Moura f.ª de Luiz de Almeida Moura e de Izabel Galvão de Almeida n.º 7-8 adiante. Com geração.

8-3 Maria Carolina de Barros Ferraz casada com Manoel Ferraz de Camargo f.º do comendador José Ferraz de Camargo. Com geração.

7-7 Maria, faleceu solteira.

7-8 Izabel Galvão de Almeida casou-se com Luiz de Almeida Moura. Teve q. d.:

8-1 Anna Galvão de Almeida Moura casada com seu primo major Fernando Galvão de Almeida f.º de 7-6 supra.
6-6 Anna Xavier Galvão, f.ª do sargento-mor licenciado José Galvão de França n.º 5-4, casou-se em 1793 em Itu com o tenente Manoel de Campos Almeida f.º do sargento-mor Estanislau de Campos Bicudo e de Antonia de Arruda. Tit. Campos. Sem geração.
 
  5-5 Anna Joaquina de França, f.ª de 4-1, casou em 1767 em Guaratinguetá com o alferes Felix Gomes de Siqueira f.º de José Gomes de Gouvêa, natural do Algarve, em 1731 em Guaratinguetá, e de Maria Nunes de Siqueira; n. p. de Manoel Gomes e de Francisca Pires, n. p. do capitão José Nunes de Siqueira, em 1705, e de sua 3.ª mulher Anna Luiz Monteiro. Tit. Macieis. Teve q. d.:
Pág. 126
6-1 Anna Galvão de Siqueira França, natural de Cunha, foi inventariada em 1811 em Guaratinguetá, e foi 1.º casada com Manoel Monteiro Ferraz de Barros; 2.ª vez com o alferes Antonio Gonçalves da Silva f.º de Manoel Gonçalves Franco, que depois de viúvo tomou ordens sacras, e de Anna Rosa da Silva Ramos. Teve (C. O. de Guaratinguetá):

Do 1.º marido o f.º único:

7-1 Manoel Monteiro França com 23 anos em 1811. Do 2.º. marido teve 5 f.ºs em Tit. Alvarengas.

6-2 Manoel Galvão de Siqueira França, natural de Cunha, casou em 1818 em Pindamonhangaba com Gertrudes Monteiro f.ª do alferes Manoel de Cerqueira Cesar e de Marianna da Conceição. Tit. Garcias Velhos. Teve:

7-1 Antonio Galvão Cesar casado 1.º com Marianna Gomes de Araujo f.ª de Joaquim Gomes de Araujo; 2.ª vez com Maria dos Prazeres Vieira f.ª de Luiz Vieira, de Taubaté. Teve 3 f.ºs: 8-1 Ignez Galvão Cesar casada com ... moradora em S. José dos Campos.

8-2 ... casada com seu tio paterno Manoel Galvão Cesar n.º 7-8 adiante.

8-3 ... casado e morador em Guaratinguetá.

7-2 José Galvão Cesar, f.º de 6-2, foi 1.º casado com Anna Faustina e 2.ª vez com Maria do Lado, ambas f.ªs de Manoel Monteiro Cesar e de Francisca Monteiro Cesar. Tit. Garcias Velhos.

7-3 Alexandre Galvão Cesar casou com ... f.ª de Francisco de Castro, de Guaratinguetá. Com geração.

7-4 Marianna Galvão de Castro casou-se com Francisco de Castro.

7-5 Maria Galvão do Amaral Machado casou com Alexandre Marcondes do Amaral Machado, f.º de José Machado da Silva. Tit. Costas Cabraes.

7-6 João Galvão Monteiro Cesar, casou-se em Guaratinguetá, com ... (da família Freire). Com geração.

Pág. 127
7-7 Anna Galvão de França casou em Guaratinguetá, com ... natural de Portugal.

7-8 Manoel Galvão Cesar casou com sua sobrinha ... f.ª de Antonio Galvão Cezar n.º 7-1 retro.

7-9 Maria Justina casou com Francisco de Castro. Com geração.

7-10 Maria Antonia casou com João de Castro irmão de Francisco de Castro supra.

5-6 Izabel Leite de Barros, f.ª de 4-1, casou em 1756 em Guaratinguetá com Manoel Nogueira da Silva f.º de Antonio Fernandes da Silva e de Maria Josepha, naturais de Portugal. Faleceu Izabel Leite em 1771 nessa vila e teve (C. O. de Guaratinguetá) os 3 f.ºs: 6-1 Maria Nogueira França casada em 1775 na vila supra com Francisco Lescura Banher, f.º de Nicolau Lescura Banher e de Anna Maria de S. José, de Portugal. Teve q. d.: 7-1 Anna Lescura França casada em 1797 na mesma vila com o capitão Manoel José da Silva Reis. Tit. Alvarengas.

7-2 Francisca Lescura França, 2.ª mulher de Antonio Jacintho Guimarães, f.º de José Francisco Guimarães. Neste à pág. 72.

7-3 Theodora Lescura França casou com o capitão Maximo José da Silva Reis, irmão do capitão Manoel do n.º 7-1 supra, e faleceu com testamento em 1821 em Guaratinguetá.

7-4 Manoel Lescura Banher f.º de 6-1.

7-5 Manoel Lescura França

6-2 Domingos

6-3 Anna

5-7 Frei Antonio de Sant'Anna Galvão de França, faleceu em santidade, jaz sepultado no convento da Luz, S. Paulo.
4-2 Gaspar Correa Leite, f.º de 3-3, casou em 1735 em Pindamonhangaba com Maria Portes de El-Rei f.ª do tenente-coronel Antonio da Cunha Portes de El-Rei e de Francisca Romeiro Velho Cabral. Tit. Cunhas Gagos. Teve q. d.:

Pág. 128

5-1 Maria Leite de Barros que casou em 1756 na mesma vila com Manoel Paes Domingues, f.º de João Paes Domingues e de Izabel Pedroso Leite. Com geração em Tit. Bicudos.

5-2 Antonio Correa Leite, natural de Pindamonhangaba, casou em 1779 na Cotia com Cecilia Soares, falecida em 1815, f.ª de Miguel Soares de Borba e de Monica de Moraes. Tit. Moraes. Teve:

6-1 Messia Maria de Jesus casada em 1800 na freguesia da Cotia com Joaquim José da Rosa, natural de S. Roque, f.º do tenente-coronel Manoel Francisco da Rosa, natural do Porto, e de sua 1.ª mulher Anna Maria Joaquina Morgado, natural de Curitiba, por esta, neto de Domingos Gonçalves Morgado e de Maria de Godoy Moreira, natural da Conceição dos Guarulhos.

6-2 Maria Leite casada em 1805 na Cotia com José Domingues Paes f.º de Pedro Domingues Paes e de Florencia Paes. Tit. Tenorios.

6-3 Gertrudes, solteira em 1815.

4-3 Capitão Ignacio Correa Leite, f.º de 3-3, faleceu na Meia Ponte e foi 1.º casado em 1745 em Pindamonhangaba com Rosa da Silva Ramos, falecida em 1755 em Guaratinguetá, f.ª do Iicenciado Domingos Rodrigues e de Catharina Gomes da Silva, em Tit. Bicudos; 2.ª vez com Theresa Maria Bueno de Cerqueira Leme f.ª do tenente-coronel Francisco Bueno Garcia e de Maria Leme de Cerqueira. V. 1. pág. 388. Teve.

Da 1.ª mulher 3 f.ºs:

5-1 Maria Leite da Silva Ramos que foi casada com o licenciado José Joaquim da Costa.

5-2 Anna Rosa da Silva Ramos casada em 1764 em Guaratinguetá com o licenciado Manoel Gonçalves Franco f.º de outro de igual nome e de Margarida Correa. Com geração em Tit. Alvarengas.

5-3 Licenciado, Antonio Correa Leite.

Da 2.ª mulher teve 2 f.ºs descritos no V. 1.º pág. 388.

4-4 Anna Ribeiro Leite, f.ª de 3-3, casou com Francisco de Siqueira Gil, nas minas de Santa Cruz, caminho de Goiás, f.º do capitão Sebastião Gil de Siqueira. Com geração em Tit. Dias.

4-5 Padre José Correa Leite.

Pág. 129

4-6 (Na dúvida) Escholastica Correa Leite casada com seu parente Antonio Rodrigues de Miranda. Teve q. d.:

5-1 João Leite Pedroso casado em 1760 em Pindamonhangaba com Bernarda Maria, f.ª de Ignacio Gonçalves de Abreu e de Francisca Cardoso Mendes.
 
  3-4 Maria Pedroso Leite, f.ª de 2-3, casou com Antonio da Fonseca Paes, em 1729. Teve (C. O. de S. Paulo) a f.ª única: 4-1 Anna Ribeiro Leite casada em 1746 em S. Paulo com João de Góes Araujo f.º do provedor Timotheo Correa de Góes e de Maria Leme das Neves. Com geração em Tit. Freitas. 3-5 Paschoal Leite de Miranda, f.º de 2-3, foi casado com Izabel de Lara de Mendonça f.ª de Antonio Castanho da Silva e de Luzia de Mendonça. Tit. Laras. Faleceu Paschoal Leite em 1750 com testamento em Taubaté e sua mulher em 1756 em Pindamonhangaba. Teve (C. O. de Taubaté) 8 f.ºs: 4-1 Antonio Leite de Almeida, solteiro em 1760 nas minas de Cuiabá.

4-2 Ignacio Leite de Almeida em 1756 era solteiro, ausente nas ditas minas.

4-3 José, solteiro antes de sua mãe.

4-4 João Leite de Almeida, já em 1756, foi morador em Itu e aí casado com Maria Bueno de Campos f.ª de Mathias de Campos e de Margarida da Silva e Moraes. Teve o f.º único:

5-1 José Joaquim Leite de Campos, natural de Guaratinguetá, casado em 1771 em Itu com Maria Leite da Silva f.ª de Amador Bueno de Camargo e de Liberata Leme. V.º 1.º pág. 415. Teve q. d.: 6-1 Maria Joaquina de Campos, casada em 1797 em Itu com Francisco de Leite f.º de Marcos Leite de Barros e de sua 1.ª Mulher Maria de Góes. Com geração em Pedrosos Barros.
Pág. 130
4-5 Maria Pedroso de Almeida foi 1.º casada com Carlos Pedroso da Silveira, em 1741 em Guaratinguetá com testamento, f.º de Francisco Alves de Castilho e de Bernarda de Sousa, com geração em Tit. Toledos Pizas; 2.ª vez casou em 1745 em Guaratinguetá com João Raposo Barbosa f.º de Antonio Raposo Barbosa e de Maria de Lima, à pág. 44 deste.

4-6 Luiza de Almeida Lara casou em 1748 em Pindamonhangaba com o tenente-coronel Antonio Moreira Maciel f.º de Francisco Cesar Moreira e de Izabel João Maciel. Com geração em Tit. Garcias Velhos.

4-7 Potencia Leite, com 19 anos em 1756.

4-8 Anna Ribeiro Leite, natural do Araçariguama, casou em 1737 em Pindamonhangaba com Francisco Leite de Faria, natural de Pitangui, f.º de Miguel de Faria Sodré e Veronica Dias Leite Ferraz. V. 2.º pág. 501. Sem geração.

3-6 Antonio Rodrigues de Miranda, f.º de 2-3, casou em 1702 em Parnaíba com Maria Pires de Araujo f.º de Antonio Ferraz de Araujo e de Maria Pires Bueno. V. 2.º pág. 499. Faleceu Antonio Rodrigues em 1740, e sua mulher em 1735 em Pindamonhangaba, e teve q. d.: 4-1 Antonio Ferraz de Araujo que casou com Bernarda Pedroso f.ª de Domingos Alves Ferreira e de Thomasia Pedroso da Silveira. Tit. Alvarengas 2.ª parte. Faleceu Antonio Ferraz em 1775 em Guaratinguetá e teve (C. O. de Guaratinguetá) os 15 f.ºs seguintes: 5-1 Bento Ferraz de Araujo, em 1765 em Pindamonhangaba, foi casado com Anna do Rosario da Silva, em 1784 nessa vila, estando casada 2.ª vez com seu 2.º marido Agostinho Gago da Fonseca, f.ª de João do Rosario da Silva e de Maria da Silva de Siqueira. Tit. Dias. Teve 2. f.ºs: 6-1 José Bento de Araujo, em 1784 estava casado e era morador em Parati.
Pág. 131
6-2 Alferes Joaquim Carlos de Araujo casou em 1784 em Pindamonhangaba com Margarida Bueno da Cunha f.ª de Domingos do Prado Martins e de Luzia Leite. Neste Tit. adiante. Teve q. d.: 7-1 José Bento de Araujo casou em 1820 na vila supra com Gertrudes Maria de Jesus, f.ª de Vicente de Cerqueira Paes e 2.ª mulher Martha Rodrigues de Miranda. Tit. Garcias Velhos.

7-2 Anna Francisca casou em 1826 nessa vila com Antonio Vieira do Prado f.º de Domingos Vieira do Prado e de Anna Pires de Araujo. Tit. Dias.

7-3 Francisco Bueno da Cunha casou em 1837 na mesma vila com Francisca Vieira do Prado f.ª de Domingos Vieira do Prado do n.º precedente.

5-2 Antonio Ferraz de Araujo, f.º de 4-1, casou com Izabel Maria de Santa Rosa, natural dos Camargos, Minas Gerais, f.ª de João do Rosario da Silva, natural de Portugal, do n.º 5-1 supra. Faleceu em 1799 em Guaratinguetá e teve (C. O. de Guaratinguetá) os 9 f.ºs: 6-1 Maria Izabel casada em 1785 em Guaratinguetá com Manoel Pedroso de Toledo f.º de Theobaldo Moreira de Toledo e de Francisca Barbosa Leme. Tit. Toledos Pizas. Com f.º único: 7-1 Antonio, com 11 anos em 1799. 6-2 Alferes José de Araujo Ferraz, natural de Guaratinguetá, aí casou em 1788 com Francisca Maria, em 1809 nessa vila, f.ª de Braz da Penna, natural de Vianna, Braga, e de Anna Maria de Jesus; por esta, neta de Francisco Cesar Moreira. Tit Garcias Velhos. Teve 6 f.ºs:
Pág. 132
7-1 Maria

7-2 Anna

7-3 Maximo

7-4 Antonio de Araujo Ferraz casado em1837 em Pindamonhangaba com Anna de Cerqueira Cesar f.ª do alferes Antonio de Cerqueira Cesar. Tit. Garcias Velhos.

7-5 João

7-6 Manoel

6-3 Alferes Carlos Pedroso da Silveira casou em 1790 em Pindamonhangaba com Anna Antonia de Mello f.ª do sargento-mor Pedro Homem de Mello.

6-4 Anna Leite casou em 1792 em Guaratinguetá com Antonio Alves de Toledo f.º de Theobaldo Moreira de Toledo do n.º 6-1.

6-5 João Damasceno casou em 1791 em Pindamonhangaba com Maria Joaquina de Mello f.ª do sargento-mor Pedro Homem de Mello e de Rosa Maria, neste Tit. adiante.

6-6 Joaquim, com 22 anos em 1799.

6-7 Luiz Antonio

6-8 Candida Maria

6-9 Theodoro, último f.º de 5-2, com 12 anos em 1799.

5-3 Francisco Xavier de Araujo f.º de 4-1, casou-se em 1769 na Cotia com Narciza de Camargo Bueno f.ª de André Munhoz de Camargo e de Maria Bueno de Figueiró. V. 1.º pág. 199. Teve q. d.: 6-1 Francisca Ferraz de Araujo casada em 1793 em Pindamonhangaba com o capitão Gaspar Nunes de Mendonça, viúvo de Angela Maria Leme.

6-2 Maria Antonia de Toledo casada em 1794 na mesma vila com Domingos Leme da Silva f.º de Francisco Leme de Almeida e de Maria da Conceição de Jesus.

Pág. 133

6-3 Manoela Ferraz de Araujo casada em 1798 em Pindamonhangaba com Ignacio Raymundo de Loyola f.º de Lourenço Rodrigues do Prado e de Anna Barbara da Cruz, de Taubaté.

5-4 Ignacio de Sousa Botafogo, f.º de 4-1, casou-se 1.º em 1761 em Guaratinguetá com Anna Barbosa f.ª de Francisco de Moura Ferreira e de Catharina de Almeida, por esta, neta de Antonio Raposo e de Maria de Lima. Neste à pág. 45. Teve q. d.: 6-1 Maria Pires de Araujo, natural de S. Luiz de Paraitinga, casada em 1788 em Guaratinguetá com Bento Pinto de Magalhães, natural de S. de João de El-Rei, f.º de outro de igual nome e de Maria do Rosario de Albuquerque, por esta, neto de Francisco do Rego Barros e de Archangela Furquim da Luz. 5-5 João de Araujo Ferraz, f.º de 4-1, casou 1.º em 1761 em Guaratinguetá com Antonia Bernarda f.ª de Francisco de Moura Ferreira e de Catharina de Almeida do n.º 5-4; 2.ª vez em 1786 na mesma vila com Margarida da Conceição f.ª de Antonio Alves de Toledo e de Maria Pedroso Leme. Teve pelo inventário da 1.ª mulher, em 1786, 9 f.ºs: 6-1 João Ferraz de Araujo, com 24 anos em 1786.

6-2 Maria Izabel casada com Ignacio Xavier Coelho.

6-3 Joaquim

6-4 Anna Francisca

6-5 Antonia Bernarda casada em 1792 em Guaratinguetá com Jeronimo de Salles Moniz, da Cotia, f.º de Francisco de Salles e de Rosa Gamarra.

Pág. 134

6-6 José

6-7 Antonio

6-8 Jesuina

6-9 Joaquina

5-6 José de Sousa, f.º de 4-1.

5-7 Manoel Ferraz, f.º de 4-1.

5-8 Julio Antonio

5-9 Maria Pires casou-se em 1746 em Pindamonhangaba com o capitão José Ramos da Silva f.º do licenciado Domingos Rodrigues Ramos e de Catharina Gomes da Silva. Tit. Bicudos.

5-10 Anna de Araujo, f.ª de 4-1, casou-se em 1753 em Pindamonhangaba com Ignacio Correa Leme f.º de Salvador Correa Leme e de Maria de Faria. Tit. Bicudos. Aí a geração.

5-11 Ursula Maria Pedroso, em 1772 em Guaratinguetá, casou-se em 1758 em Pindamonhangaba com João Correa Leme, irmão de Ignacio Correa n.º precedente. Com geração em Tit. Bicudos.

5-12 Bernarda de Sousa foi casada com Julio Carlos da Silveira f.º de Leopoldo da Silveira e Sousa e de Helena da Silva Rosa. Tit. Toledos Pizas.

5-13 Jacintha Maria de Toledo, f.ª de 4-1, casou-se em 1764 em Guaratinguetá com Filippe José da Silva natural da freguesia dos Camargos, Minas Gerais, f.º de João do Rosario da Silva e de Maria da Silva de Siqueira do n.º 5-2, n. m. de Manoel da Silva Salgado, do Porto, e de Maria Bicudo de Siqueira, de Pindamonhangaba. Com geração em Tit. Dias.

5-14 Maria Ferraz de Araujo casou-se em 1764 em Guaratinguetá com Antonio da Silva Salgado, natural dos Camargos irmão de Filippe José da Silva do n.º precedente. Tit. Dias.

Pág. 135
5-15 Maria Izidora de Araujo, última f.ª Antonio Ferraz n.º 4-1, casou-se em 1775 em Guaratinguetá com Francisco Xavier Barbosa f.º de Estevão Raposo e de Marinha Leme das Chagas. Neste à pág. 42. Com geração. 3-7 Potencia Leite do Prado. f.ª do capitão Paschoal de Miranda n.º 2-3, faleceu em 1709 em Parnaíba e foi 1.º casada com Antonio de Almeida Lara f.º de Lourenço Castanho Taques e de Maria de Lara; 2.ª vez com Sebastião Pinheiro Raposo f.º de João Rodrigues da Fonseca e de Antonia Pinheiro Raposo. Teve do 1.º marido 2 f.ªs em Tit. Taques Pompeus; do 2.º 2 f.ºs em Tit. Borges de Cerqueira.

3-8 Capitão José Correa Leite, último f.º do capitão Paschoal Leite n.º 2-3, foi familiar do santo ofício, e casou-se em 1702 em Parnaíba com Izabel Cardoso Leite f.ª de Antonio Ferraz de Araujo e de Maria Pires. V. 2.º pág. 499. Sem geração.

2-4 Antonio Rodrigues de Miranda, f.º § 5.º, era já falecido em 1689 e tinha herdeiros ausentes.

2-5 Clara de Miranda, en1782, f.ª do § 5.º, foi casada com Francisco Rodrigues Penteado. Com geração em Tit. Penteados, neste V. 3.º.

2-6 Potencia Leite, f.ª do § 5.º, foi casada com Antonio Cardoso f.º de Antonio Lourenço e de Izabel Cardoso. Faleceu em 1657. E teve f.ª única: Izabel, no V. 1.º pág. 84.

2-7 Izabel de Miranda casou-se em 1642 em S. Paulo com Alberto Luiz (ou Rodrigues) de Amores f.º de Jeronimo de Amores e de Anna de Aguilar. Teve (C. O. de S. Paulo):

3-1 Antonio Rodrigues (ou Luiz) de Amores, com 90 anos em Parnaíba em 1732, que foi casado com Luzia Moreira, falecida em 1702 na mesma vila. Teve (C. O. de S Paulo): 4-1 Anna Leite do Prado

4-2 Amaro Leite de Amores casado em 1729 em Itu com Cecília Diniz f.ª de José Diniz e de Izabel de Barros, Tit. Quadros.

Pág. 136

4-3 José Leite de Amores

4-4 Domingos Leite de Amores foi casado com Maria de Góes de Mattos (ou Leme), de Araçariguama. Faleceu em 1728 em Parnaíba, e teve q. d.:

5-1 Jeronimo Leite de Amores casado em 1738 em Sorocaba com Maria Correa da Luz f.º de Jeronimo Rodrigues de Moura e de Seraphina Leite Bicudo. V. 1.º pag.146, aí a geração. 4-5 Alberto Rodrigues de Amores

4-6 Sebastião Leite

4-7 Francisco Leite

4-8 Izabel Leite de Miranda, falecida em 1744 em Parnaíba com testamento com 68 anos, no estado de viúva de João Fernandes de Escobar. Teve q. d.:

5-1 Antonio Rodrigues de Amores casado em 1750 com Maria Lopes. Faleceu em 1772 em Parnaíba com 63 anos de idade.

5-2 Domingos Fernandes Leite, falecido em 1771 em Parnaíba, casou em 1739 nessa vila com Maria Garcia de Oliveira f.ª de Jorge Garcia de Siqueira e de Maria Correa de Oliveira. Tit. Godoys Cap. 4.º § 1.º n.º 2-5, 3-2. Com geração.

5-3 Sebastiana Leite de Miranda casada em 1722 em Parnaíba com Antonio Correa de Lima (ou de Arzam) f.º de Manoel Correa de Arzam e de Maria de Lima. Com geração em Tit. Arzam.

3-2 Potencia de Amores

3-3 Clara de Miranda casada 1.º com João de Freitas, Tit. Freitas, com geração; casada 2.ª vez em 1689 em Itu com Aleixo Leme da Veiga f.º do capitão Antonio Bicudo Leme e de Apollonia da Veiga. Tit. Bicudos. Com geração.

3-4 ... casada com Sebastião de Freitas, irmão de João de Freitas do n.º 3-3.

2-8 Marianna da Miranda, f.ª do § 5.º, foi casada com Sebastião Leme de Alvarenga f.º de Francisco de Alvarenga e de Luzia Leme. Com geração em Tit. Alvarengas Cap. 3.º § 7.º

Página inicial - Próxima